Revista Ciência da Sabedoria https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs <p>A Revista Ciência da Sabedoria (RCS-FaCiencia) é uma revista acadêmica que se dedica na disseminação de pesquisas inovadoras e relevantes no campo das Ciências Humanas e Ciências Sociais. Temos como objetivo proporcionar um espaço de intercâmbio intelectual para pesquisadores que procuram explorar, contribuir e conhecer mais sobre as complexidades da condição humana, da sociedade e das interações sociais.</p> <p>Em nossa revista concentra-se uma variedade de disciplinas dentro das Ciências Humanas e das Ciências Sociais, incluindo, mas não se limitando a: Antropologia, Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, História, Filosofia, Estudos Culturais, Educação, etc.</p> <p>Aceitamos submissões de artigos originais que demonstrem rigor acadêmico e que contribuam significativamente para o avanço do conhecimento em áreas relacionadas. Incluindo, entre outros temas: análises teóricas e empíricas, estudos de caso, metodologia de pesquisas inovadoras, análise crítica de conceitos e teorias, exploração de questões sociais contemporâneas, inserções entre diferentes disciplinas.</p> <p>Encorajamos abordagens interdisciplinares e perspectivas diversas que enriqueçam a compreensão das complexidades sociais e humanas. Nossa equipe editorial é comprometida com a qualidade acadêmica e a disseminação de pesquisas que contribuam para a discussão informada e o desenvolvimento das Ciências Humanas e Ciências Sociais.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><strong>Endereço:</strong></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;">Rua Visconde de Nacar, 1510 Conj 1003 - Cond New Concept</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;">Centro - Curitiba - PR - 80410-201 - (41) 99256-2500 </p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;">contato@faciencia.com.br</p> <p style="text-align: justify;"><strong>ISSN - 2763-5414</strong></p> pt-BR <p>Os autores concedem à Revista Ciência da Sabedoria (RCS-FaCiência) compartilhar seus trabalhos de acordo com base na licença <em>Creative Commons Corporation (“Creative Commons”) - Attribution 4.0 International</em> (CC BY 4.0). Opiniões e perspectivas expressas no texto, assim como a precisão, procedência das citações, respeito as normas, privacidade, e direitos autorais são de responsabilidade do(s) autor(es) ao submeter à revista.</p> revista@faciencia.edu.br (Revista Ciência da Sabedoria (RCS-FaCiência)) revista@faciencia.edu.br (Future Publishers Group) Mon, 01 Jan 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Impactos da influência de grupos na adolescência no uso de drogas e seus efeitos biopsicossocias https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/66 <p>O presente artigo tem como objetivo discutir quais são os impactos biopsicossociais na adolescência, decorrentes do consumo de substâncias tóxicas como o uso de drogas, considerando a influência de grupos sociais, incluindo o âmbito familiar e extrafamiliar, que representam um fator determinante no desenrolar dessa problemática. Além disso, disserta sobre como a Psicologia como um todo pode contribuir para a promoção da conscientização e prevenção ao combate do uso de substâncias nesta fase do desenvolvimento humano, uma vez que ela é uma área da saúde que desempenha um papel de destaque nas estratégias de&nbsp; desenvolvimento de intervenções e tratamento relacionados aos adolescentes e ao procedimento terapêutico para a reabilitação do abuso de substâncias. Discorrendo sobre a experimentação de substâncias psicoativas, que podem ocasionar em um vício posteriormente, subsequentes do desejo de inserção e influência em grupos sociais, bem como o apoio ou referência do grupo familiar em relação a atitude, como também o impacto na saúde em sua totalidade na vida dos jovens, considerando aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Trazendo dados que demonstram que é uma realidade adversa de relevância e que afeta uma parcela considerável de adolescentes. A metodologia para abordar tais questões incluem pesquisas bibliográficas na área de psicologia que argumentam sobre o assunto. Em suma, se baseando nos aspectos apresentados que compõem essa problemática, foi abordado de que maneira a Psicologia pode atuar na promoção da capacitação dos envolvidos e na precaução por meio de oficinas temáticas realizas em escolas com a participação dos adolescentes da família abordando diferentes temáticas que auxiliem os indivíduos a lidarem melhor com suas emoções, situações adversas e a terem conhecimento sobre os malefícios de drogas, a fim de combater o uso de drogas na adolescência.</p> Larissa Oro Kintope, Estéfani Carvalho Fernandez, Flávia Caroline Santos da Silva, Gabriela Camila dos Santos Konchinski, Lucimara do Nascimento Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/66 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Obstáculos epistemológicos na aprendizagem e no ensino https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/67 <p>Os obstáculos que afetam a construção de uma aprendizagem ampla e significativa&nbsp; é um grave problema na atualidade, no cenário educacional do qual precisa de uma atenção especializada. E isso significa, que é necessário articular políticas públicas voltadas para esse problema. Objetivo: o objetivo analisar a importância do alto reconhecimento dos se obstáculos, realizando as devidas intervenções frente aos diferentes cenários e contextos. E o direito a aprendizagem é um&nbsp; direito que é universal e inegável. Método: O tipo de estudo é bibliográfico, sendo realizado a partir de uma busca constante por dados oficiais e científicos sobre a temática. Resultados e discussão: Os resultados desta pesquisa, visam verificar a necessidade de uma ação/intervenção ativa de forma imediatas e emergenciais. Conclusão: O estudo chegou à conclusão de que todo e qualquer ser humano, tem direito ao desenvolvimento de suas habilidades competências e habilidades, um direto que não pode ser negligenciado ou roubado.</p> Silvany Lopes de Souza Santos, Bruno Freitas Santos, Hevelin Inavlis de Souza Freitas Copyright (c) 2024 https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/67 Tue, 01 Oct 2024 00:00:00 +0000