Resumo
O presente estudo aborda diferentes perspectivas sobre atividades na mídia social Instagram, que está em alta no contexto contemporâneo. Para isso, buscou-se explorar os conceitos e aplicações ligados à: marca pessoal; marketing pessoal; marketing digital e influenciadoras digitais. Esses elementos serão explorados dentro da mídia social Instagram, considerando essa mídia como um novo nicho profissional. As ferramentas digitais aliadas ao grande fluxo de informação, permitem que se construa uma marca pessoal forte, com capacidade de gerar ganhos financeiros por meio de credibilidade, com isso surge a necessidade de resolução do seguinte problema: como o Instagram é utilizado na construção da marca pessoal? Para isso, foi traçado o seguinte objetivo geral: analisar o Instagram como ferramenta utilizada para construção da marca pessoal nas mídias digitais. No entanto, utilizou-se também dos seguintes objetivos específicos: analisar como o Instagram pode auxiliar na construção da marca pessoal; analisar como o Instagram pode ser utilizado como ferramenta de marketing para promoção da imagem pessoal; identificar as estratégias que podem ser utilizadas dentro dessa ferramenta. Metodologicamente se caracteriza como uma pesquisa de análise qualitativa, com amostragem intencional não probabilística, que utilizará como fontes: livros, artigos, estudo de múltiplos casos, pesquisa de campo e mídias sociais, com o propósito de analisar o Instagram como ferramenta para construção da marca pessoal, englobando desde os conceitos até as situações aplicadas. Os resultados demonstraram o quanto uma marca pessoal bem posicionada nas mídias sociais traz a possibilidade de bons resultados profissionais. Dentro da mídia social Instagram a consolidação da marca pessoal é traçada através da confiabilidade e proximidade com os seguidores (público). No processo de pesquisa pode-se observar o quanto as ferramentas disponibilizadas pela própria mídia social Instagram, podem auxiliar na construção da marca pessoal, segmentando os seguidores de acordo com o nicho da influenciadora e dando a eles uma impressão de intimidade com essa profissional.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Revista Ciência da Sabedoria