Resumo
A internacionalização da educação superior é um importante fenômeno para o compartilhar de conhecimentos entre alunos e professores de diferentes sociedades. É também uma diretriz tanto de nível nacional (SINAES) quanto global (UNESCO). Os processos de internacionalização educacional podem ser analisados sob vários aspectos: como resposta à globalização; como busca de cooperação acadêmica; ou por interesse econômico, estatal, individual, etc. O objetivo geral deste trabalho é analisar o sentido dos processos de internacionalização nas instituições de ensino superior de Curitiba-PR e região. Trata-se de pesquisa descritiva, realizada em três etapas: levantamento bibliográfico; pesquisa de campo com instituições de ensino superior da Grande Curitiba, pré-selecionadas conforme indicadores de qualidade disponíveis no sistema e-MEC; e análise dos dados. O intuito do artigo é levantar dados para compreender e viabilizar, a longo prazo, o aumento das interações e trocas de experiências no processo de internacionalização das instituições de ensino superior. A pesquisa contou com a resposta de dez instituições entre as setenta pré-selecionadas. Entende-se que o custeio de projetos, bem como as barreiras idiomáticas e burocráticas são os maiores desafios para a internacionalização entre as instituições participantes da pesquisa. Curitiba e região metropolitana demonstraram-se uma atuante no cenário da internacionalização, com vínculos nos cinco continentes e diferentes modalidades de interação com entidades estrangeiras.
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