Resumo
Os obstáculos que afetam a construção de uma aprendizagem ampla e significativa é um grave problema na atualidade, no cenário educacional do qual precisa de uma atenção especializada. E isso significa, que é necessário articular políticas públicas voltadas para esse problema. Objetivo: o objetivo analisar a importância do alto reconhecimento dos se obstáculos, realizando as devidas intervenções frente aos diferentes cenários e contextos. E o direito a aprendizagem é um direito que é universal e inegável. Método: O tipo de estudo é bibliográfico, sendo realizado a partir de uma busca constante por dados oficiais e científicos sobre a temática. Resultados e discussão: Os resultados desta pesquisa, visam verificar a necessidade de uma ação/intervenção ativa de forma imediatas e emergenciais. Conclusão: O estudo chegou à conclusão de que todo e qualquer ser humano, tem direito ao desenvolvimento de suas habilidades competências e habilidades, um direto que não pode ser negligenciado ou roubado.
Referências
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BRANDT, C. F. Desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal e do processo de aprendiza a partir das recentes concepções matemático-didáticas: erro e obstáculo epistemológico. Contrapontos - ano 2 - n. 6 - p. 423-437 - Itajaí, set./dez. 2002
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COSTA, L. V. O. Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos. 2009. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
KIKUCHI, L. M. Obstáculos à aprendizagem de conceitos algébricos no ensino fundamental: uma aproximação entre os Obstáculos Epistemológicos e a Teoria dos Campos Conceituais. 2012. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
LOPES, A. R. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Cad. Cat. Ens. Fis., v.13, n.3, p.248-273, dez.1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7049.Acesso .Acesso em 18 de outubro 2021.
TRINDADE, J. A. O. Os obstáculos epistemológicos e a Educação Matemática. Dissertação de Mestrado em Educação: Educação Matemática. Florianópolis: CED/UFSC, 1996.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.