Resumo
RESUMO: Esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma estratégia de melhoria na satisfação dos colaboradores de uma cooperativa de crédito na região do Alto Vale do Itajaí. O estudo foi realizado tendo em vista a percepção dos colaboradores da Cooperativa Cresol Dona Emma, sendo utilizado uma pesquisa quantitativa, com abordagem descritiva e de levantamento, para a qual utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. A pesquisa envolveu uma amostra de 40 colaboradores respondentes sendo que os dados foram tabulados, analisados e cruzados de modo que fosse possível encontrar resultados de maior qualidade. Os resultados possibilitaram o atingimento dos objetivos específicos do estudo e evidenciaram que os fatores mais relevantes na satisfação dos colaboradores são: o fato de os colaboradores serem tratados com respeito, o bom relacionamento com o superior e o orgulho da organização na qual atuam. Enquanto os dados que se sobressaíram em questão da insatisfação dos colaboradores foram a remuneração, a falta de participação nas decisões, e a insegurança em dizerem o que pensam. Assim, sugere-se a criação de ambientes de comunicação humanizada, debate e diálogo em todos os níveis da organização, a revisão da tabela salarial, e a aplicação de treinamentos pautados em dinâmicas.
Palavras-chave: Clima organizacional. Satisfação profissional. Comunicação. Plano de cargos, carreiras e salários. Trabalho em equipe.
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