Revista Ciência da Sabedoria
O profissional de secretariado como cogestor em tempos de pandemia COVID-19
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Palavras-chave

Profissional de secretariado
Gestão Secretarial
Cogestão

Como Citar

CORDEIRO, R. dos S., PEGORINI, D. G., & OLIVEIRA, M. de . (2021). O profissional de secretariado como cogestor em tempos de pandemia COVID-19. Revista Ciência Da Sabedoria, 2(2). Recuperado de https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/50

Resumo

O tema deste trabalho é o profissional de secretariado como cogestor. O seu objetivo geral é apresentar as habilidades e as competências do profissional de secretariado como cogestor e o seu objetivo específico é apontar o papel do profissional de secretariado como cogestor. Este trabalho de pesquisa surgiu da necessidade de identificar a importância dos profissionais de secretariado atuando e assumindo papéis de cogestores nas organizações. No desenvolvimento deste artigo foram abordados os conceitos de gestão conforme Nunes (2006). A discussão dos conceitos de habilidade e competência é feita a partir de Graça (2015). Com base nisso, as autoras apontam as três habilidades a serem desenvolvidas pelo secretariado para atuar como gestor. São elas: comunicação, proatividade e flexibilidade. Com relação à competência, é necessário desenvolver no profissional de secretariado para atuar como cogestor as seguintes competências: ética, trabalho em equipe e liderança. Colombo (2010) indica outras competências a serem desenvolvidas que as autoras julgam necessárias para a atuação do secretário como cogestor. São elas: conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e entorno. Mas é a partir de Castelo (2008) que as autoras podem efetivamente contribuir para a reflexão das competências do profissional de secretariado. Castelo (2008) sugere quatro competências a serem desenvolvidas: assessoria para atuar na área de seu conhecimento dentro da organização, gestão para administrar os bens da empresa e gerenciar as informações, empreendedorismo como capacidade para idealizar projetos e consultoria para as resoluções de problemas. Para tal contribuição, as autoras sugerem a inclusão da cogestão como competência, que nada mais é que atuar, gerir, administrar em parceria com o gestor. Essa parceria possibilitaria ao profissional de secretariado, em momentos e situações específicas, atuar como gestor. Assim, as autoras concluíram que a competência cogestão não só é possível como desejável para o secretariado.

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