Resumo
O Brasil sofre com diversos problemas logísticos na condução de sua mercadoria. Atualmente o translado de grãos acontece por três principais modais: rodoviário, ferroviário e hidroviário. Como forma de minimizar custos e trazer eficiência e segurança para um dos pilares do PIB brasileiro, implementar um sistema dutoviário para o transporte de grãos se mostra como inovação a ser estudada e aplicada. O artigo mostra os estudos de viabilidade de inovação ao transporte de grãos dentro de dutos férreos, protegidos internamente com PEAD e munidos de estações de bombeamento pneumático, capazes de levar os grãos em velocidade, por longas distâncias. Utilizando o teixo de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba para o porto de Paranaguá. O artigo previu a eficiência e viabilidade de um empreendimento sobre um sistema dutoviário no transporte de grãos de soja e milho, na descida da Serra do Mar Paranaense, juntamente a linha de oleoduto da Petrobras, mostrou-se viável.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.