Resumo
As organizações atuais possuem uma diversidade de gerações trabalhando juntas como nunca visto na história da humanidade. Com melhores condições de vida proporcionadas principalmente após a Segunda Guerra Mundial, as pessoas vêm alcançando a longevidade e, com isso, sua participação no mercado de trabalho se estende até a chamada terceira idade. É natural que surjam divergências entre as diferentes gerações que convivem no mesmo ambiente, tendo em vista a época em que viveram, suas experiências de vida e diferentes culturas. A Geração Z, por ser a primeira geração totalmente nascida na Era Digital e estar entrando recentemente no mercado de trabalho, é a que mais sofre impacto das outras gerações, mas acaba influenciando o ambiente organizacional em direção a novas transformações. Este artigo realiza um breve estudo sobre a Geração Z e sua influência nas organizações, analisando como as empresas vêm atuando para atrair, desenvolver e reter esses novos talentos, além de promover mudanças na cultura organizacional, favorecendo a sinergia entre as diferentes gerações. A abordagem metodológica utilizada baseia-se em uma revisão bibliográfica qualitativa. Espera-se, dessa forma, contribuir com conceitos expostos de maneira simples, direta e facilmente aplicáveis pelas pessoas e organizações.
Referências
CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. São Paulo: Atlas, 2020.
COVEY, S. Liderança baseada em princípios. Rio de Janeiro: Campus, 1996.
EMMANUEL, S.P.C. Geração Z: Quem são e como se comportam os jovens nascidos na era digital. São Paulo: Amazon, 2020.
FLIPPIN, C.S. Generation Z in the Workplace: Helping the Newest Generation in the Workforce Build Successful Working Relationships and Career Path. New York: Candace Steele, 2017.
MAZZONI, M. Marketing para a geração Z: como vender e posicionar a sua marca para os jovens da era digital. São Paulo: Alpz Brasil, 2022.
MONTENEGRO, E.; BARROS, J.P.D. Gestão estratégica: a arte de vencer desafios. São Paulo: Makron Books, 1997.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.