Resumo
O crescente uso de tecnologias de inteligência artificial (IA), incluindo ferramentas generativas, está transformando as organizações em diversos setores. No entanto, essa integração não está isenta de desafios. A implementação bem-sucedida da IA enfrenta obstáculos como poder de computação, déficit de confiança, conhecimento limitado, questões de privacidade e segurança de dados, além de problemas relacionados ao viés e à escassez de dados. Neste contexto, este estudo buscou compreender o impacto da IA no comportamento organizacional, com foco no aumento da eficiência, produtividade e nas mudanças na força de trabalho empresarial. Apoiada por pesquisa bibliográfica, foram examinadas as implicações da adoção da IA nas práticas e processos organizacionais. A análise revelou a complexidade desse fenômeno e a necessidade de adaptação das organizações para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades proporcionadas pela IA. O futuro do comportamento organizacional será moldado pela colaboração entre humanos e IA, com a capacidade de adaptação e inovação determinando o sucesso das organizações nesse novo cenário impulsionado pela tecnologia. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda dos impactos da inteligência artificial no ambiente empresarial.
Referências
BUCCI, E. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
GABRIEL, M. Inteligência Artificial: Do Zero ao Metaverso. São Paulo: Atlas, 2022.
KON, A. Evolução Tecnológica Digital: Impactos Econômicos. Curitiba: CRV, 2021.
OLIVEIRA, C. D.; MAFRA, L. G.; AFONSO, M. N. A.; COSTA, W. V. C.; SANTOS, C. B. A indústria 4.0 sob a ótica das micro, pequenas e médias empresas de Curitiba e região metropolitana. Memorial TCC – Caderno da Graduação – 2019. FAE Centro Universitário.
PERELMUTER, G. Futuro Presente: O Mundo Movido à Tecnologia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2019.
RAHMAN, W. Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina. São Paulo: Senac, 2021.
RACHELS, J. Elementos da filosofia moral. Lisboa: Gradiva, 2004.
RESENDE, B. M. S. V; MENESES, R. P. M. A importância da inteligência artificial e da internet das coisas na indústria 4.0. 2020. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Centro Universitário FUNVIC, Pindamonhangaba, 2020.
TIMOTHY F. B. Effective Leadership in the 21st Century: How to Lead in the Age of AI. [S.l.: s.n.], 2015.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.