Revista Ciência da Sabedoria
Internacionalização de empresas: indispensabilidade organizacional no mercado global atual
PDF

Palavras-chave

globalização
internacionalização de empresas
economias emergentes
ambiente de negócios

Como Citar

Weiler, T. K. R. . (2023). Internacionalização de empresas: indispensabilidade organizacional no mercado global atual. Revista Ciência Da Sabedoria, 4(2), e73. Recuperado de https://revista.faciencia.com.br/index.php/rcs/article/view/73

Resumo

O crescimento do interesse por economias emergentes por parte das empresas tem colocado em evidência o tema internacionalização. Diante deste contexto, este artigo explora as estratégias de internacionalização empregadas por empresas brasileiras em processo de integração com o mercado externo. Atualmente, com a globalização, a emergência das empresas pequenas e médias ativas internacionalmente transformou-se uma propensão mundial. Baseando-se no referencial teórico à luz de Dalmoro, Bueno e Domingues e outros, e teoria da Escola Nórdica de Negócios Internacionais, ademais realizando leituras sobre a internacionalização empresarial para demonstrar evidências sobre a internacionalização de empresas no Brasil, tem-se como objetivo demonstrar processos de internacionalização, sobretudo o contexto da internacionalização de empresas brasileiras no mercado global. Empresas transnacionais instaladas no Brasil, estimuladas pela globalização colaboram para que se forme um novo perfil de profissional para executivos. As mudanças que advém deste processo passam a exigir que os profissionais tenham conhecimentos diferenciados para poderem atuar em um ambiente de negócios diferenciado.

PDF

Referências

DALMORO, M. Fatores inerentes ao processo de internacionalização influenciadores da orientação para mercado externo e performance exportadora. SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis. v. 11, n. 2, p. 41-52, 2011. Rio Grande do Sul. Disponível em https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/779/275. Acesso em 09 abr. 2022.

DOMINGUES, C. R.; BUENO, J. M. Estratégias de internacionalização de empresas emergentes: um estudo comparativo de casos brasileiros. XXXV Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em http://www.anpad.org.br/diversos/down_zips/58/ESO2574.pdf. Acesso em 09 abr. 2022.

ECHEVESTE, S.; VIEIRA, B.; VIANA, D.; TREZ, G.; PANOSSO, C. Perfil do executivo no mercado globalizado. 1999. Disponível em http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad1998-rh-12.pdf. Acesso em 09 abr. 2022.

HILAL, A.; HEMAIS, C. A. O processo de internacionalização na ótica da escola nórdica: evidências empíricas em empresas brasileiras. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. 1, p. 109-124, 2003. Disponível em https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/203. Acesso em 09 abr. 2022.

JANSEN, L. K. C.; ROTONDARO, R. G.; JANSEN, J. U. Estratégias de sobrevivência para pequenas e médias empresas em ambientes globalizados: um estudo de caso do setor eletroeletrônico. 2005. Disponível em http://old.scielo.br/pdf/gp/v12n3/28028.pdf. Acesso em 09 abr. 2022.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

PASSADOR, C. S. A educação rural no Brasil: o caso da escola de campo no Paraná. São Paulo: Annablume, 2006.

SUEN, A. S.; KIMURA, H. Fusão e aquisição como estratégia de entrada (entre mode) no mercado brasileiro. Caderno de Pesquisas em Administração, v. 2, n. 5, 1997. Disponível em http://www.suen.com.br/papers/fusao_e_aquisicao_1997.pdf. Acesso em 09 abr. 2022.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.