Resumo
Este artigo tem como objetivo esclarecer o entendimento, a expressão e a conciliação entre o comportamento organizacional e a inteligência artificial, interligados na era moderna dos negócios. A inteligência artificial (IA) influencia significativamente o comportamento organizacional, tanto em nível individual quanto coletivo. Neste estudo, explora-se a importância de as organizações utilizarem a IA para otimizar processos, tomar decisões mais precisas e prever tendências futuras. Contudo, também são destacados os desafios e as implicações do uso da IA que podem impactar dinâmicas organizacionais, como a interação entre colaboradores e a cultura corporativa. A automação de tarefas pode modificar as responsabilidades dos colaboradores e demandar o desenvolvimento de novas habilidades. Além disso, questões éticas e responsabilidades associadas ao uso da IA podem influenciar diretamente a confiança e a cooperação entre os membros da equipe. Portanto, compreender e gerenciar essa interação entre comportamento organizacional e inteligência artificial torna-se essencial para o sucesso e a sustentabilidade das organizações no contexto atual.
Referências
BENYON, David. Interação humano-computador. [livro eletrônico]. São Paulo.Pearson Prentice Hall, 2011.
LUGER, George F. Inteligência artificial. [livro eletrônico]. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2013.
MENEGON, Letícia. F. Comportamento organizacional. [livro eletrônico]. São Paulo. Pearson Education do Brasil, 2012.
MEDEIROS, Luciano. F. Inteligência artificial aplicada: uma abordagem introdutória [livro eletrônico]. Curitiba. InterSaberes, 2018.
ROBBINS, Stephen Paul; TIMOTHY, A. Judge. Comportamento organizacional. [livro eletrônico]. São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2010.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.